BEAST IFF

Competição Oficial

Todos os anos, novas curtas e médias metragens empolgantes competem pelos prêmios de Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Experimental. A Competição Oficial apresenta trabalhos de cineastas emergentes da Europa Central e de Leste, um pilar da oferta do festival. A cada edição, este programa competitivo enriquece BEAST IFF e sua comunidade, apresentando novos trabalhos, novas faces através de uma seleção diversificada de estilo e forma. De visuais impressionantes a retratos sinceros, a Competição Oficial oferece uma perspectiva sobre o Novo Leste ao mesmo tempo em que está no centro do nosso festival.

Júri e Prêmios 2021

Este ano, o BEAST IFF concederá três prêmios principais com um Prêmio de Menção do Júri para cada categoria.

Prêmio EAST WAVE – de Melhor Filme de Ficção
Prêmio EAST DOC – de Melhor Documentário
Prêmio experimentalEAST – de Melhor Filme Experimental

Equipe do júri 2021

ELSA CERQUEIRA

Elsa Cerqueira é professora de Filosofia, mestre em Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea e investigadora do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) da Universidade dos Açores. Autora e promotora do projeto “Filosofia com Cinema Infantil”, coordenadora do Plano Nacional de Cinema do Liceu de Amarante e Vice-Presidente do Cineclube de Amarante. Ela é frequentemente palestrante convidada e júri em festivais de cinema e congressos educacionais. Até agora, colaborou com vários eventos relacionados com o cinema como o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, Encontros de Cinema de Viana, Festival Internacional de Cinema de Animação, Cinanima, entre outros. Realizou em Cannes o workshop “A Cannes, faites votre cinéma dans la classe”, no âmbito do programa Erasmus +. É curadora da mostra coletiva “De tela a tela, Cineviagens”, inspirada em 44 filmes de animação, e criadora de diversos blogs.

RITA CAPUCHO

Rita Capucho é codiretora do Porto Femme International Film Festival, programadora das Femme Sessions e Shortcutz Aveiro. Trabalha como produtora e programadora em diversas organizações culturais. É licenciada e mestre em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro do Grupo Poético de Aveiro, organiza o Poesia Slam Aveiro, bem como outros eventos relacionados com a poesia.

IRINA TROCAN

Irina Trocan leciona na Universidade Nacional de Teatro e Cinema em Bucareste e coordena a revista on-line de filmes Acoperișul de Sticlă (“o telhado de vidro”). Irina editou uma antologia de teoria do documentário, The reality of fiction, the fiction of the real (Hecate Press, 2018, juntamente com Andra Petrescu) e Romanian Cinema Inside Out – Insights sobre Cinema, Cultura, Indústria e Política 1912-2019 (Instituto Cultural Romeno Imprensa, 2019). Seu último volume é Oposição audiovisual: pensamento crítico em ensaios de vídeo e cinema de ensaio (Idea Design & Print, 2020). Ela programou curtas-metragens para o NexT International Film Festival (2011-2016) e seus escritos foram publicados em jornais e revistas de cinema como Close Up, Cineaste, Sight & Sound, Photogénie, IndieWire, Dilema Veche. Seus interesses de pesquisa incluem crítica videográfica, média digital, o ensaio de cinema, festivais de cinema, representação racial, representação histórica no cinema não clássico.

PEDRO FERREIRA

Pedro Daniel Ferreira é Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ele se interessa pelas possibilidades abertas pela arte e pelo cinema na promoção de mudanças pessoais e comunitárias. Além disso, é membro da associação milímetro e da SOS Racismo, onde integra o grupo organizador do MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista.

ANTON YAREMCHUK

Anton Yaremchuk é um diretor de fotografia e cineasta ucraniano. Em 2017, ele se formou na Universidade de Teatro, Cinema e TV em Kiev com uma Licenciatura em Cinematografia. Seu curta-metragem “Punti di Vista” sobre estudantes durante a Revolução Maidan ganhou o prêmio Generation Reporter 2015 na Itália. Anton é o responsável pela cinematografia na zona de guerra do documentário “Bullet Catcher” (dirigido por Ruslan Batytskyi e Lesya Kalynska). O filme foi selecionado, entre outros, para a IDFA Academy Summer School 2018. Seu filme “The Pit” foi exibido no programa oficial do IDFA, Camerimage, Docudays e BEAST IFF 2017 – vencendo o Prêmio de Melhor Documentário, entre outros. Ele filmou o documentário político Procurando a Europa (dirigido por Kristof Gerega), que estreou no Cottbus Film Festival em 2019. Desde 2018 ele trabalhou regularmente como tutor, realizando inúmeros workshops para alunos de faculdades de audiovisual em Mykolaiv, Kherson, Tunis, Amã e Casablanca. Anton é membro do UGC e IMAGO. Desde 2019, ele está inscrito num mestrado em Cinematografia na Konrad Wolf Film University de Babelsberg, na Alemanha.

East Doc

Competição de Documentários de Curta e Média-metragem

Os trabalhos selecionados para a competição EAST DOC de documentários de curta e média-metragem funcionam como uma janela para as histórias reais do tumultuoso Novo Leste.  A seleção oficial apresenta histórias atraentes, por meio de títulos cuidadosamente elaborados, com uma gama emocionante de criatividade e dedicação ao objeto proposto. O programa EAST DOC inclui 4 títulos que convidam o espectador a descobrir, através do olhar de jovens cineastas emergentes da região.

East Wave

 Competição de Filmes de Curta e Média-metragem

Doze títulos são selecionados para a Competição EAST WAVE para Curtas e Médias-metragens, representando a nova geração de jovens talentos e exibindo narrativas cativantes, uma ode à abordagem criativa na narrativa. Por meio de olhares poderosos, às vezes provocativos, as obras selecionadas abordam temas e situações por meio de uma ampla gama de géneros de ficção. O programa traz uma seleção especial de filmes recentes realizados no contexto da Europa Central e de Leste, com um line-up de alta curadoria, voltado para apoiar jovens realizadores promissores.

Experimentaleast

Competição de Curta Metragem Experimental

A Competição de Curta Metragem Experimental serve de plataforma para obras e cineastas com foco na narrativa, conceitual e técnica, e na experimentação. O programa apresenta a liberdade de jogo em termos de estética, limites técnicos e fronteiras semióticas, enquanto quebra o discurso padrão popular. Com 10 títulos selecionados da CEE,  experimentalEAST reflete sobre a liberdade de responder à necessidade de explorar horizontes cinematográficos e encontrar maneiras genuínas de criar arte audiovisual.